A Cirurgia Ortognática é realizada para correção de desarmonias faciais. Nestes pacientes, a maxila e/ou a mandíbula estão posicionados incorretamente, resultado de um crescimento desordenado dos ossos da face, gerando alterações na mastigação, estética, respiração e fala. O desequilíbrio na face gera problemas funcionais e insatisfação pessoal. Os pacientes apresentam alterações no sorriso, na oclusão (encaixe dos dentes), em alguns casos, dores faciais.
As queixas frequentes dos pacientes são:
- “Queixo muito grande ou pra frente”
- “Queixo muito pequeno ou pra trás”
- “Mostro muita gengiva quando sorri”
- “Meu rosto é torto”
- “Meus dentes não tocam na frente”
- “Não consigo fechar os lábios sem forçar”
- “Meus dentes não se encaixam adequadamente durante a mordida”
- “Eu ronco muito”
A cirurgia ortognática tem objetivo de corrigir as discrepâncias existentes entre as arcadas inferior e superior, possibilitando que os dentes ocluam de forma correta, ou seja, que a mordida se torne funcional. O procedimento também gera o benefício de equilibrar e melhorar a aparência facial.
Como forma de planejar a cirurgia e tentar prever o resultado, o Dr. Bruno T. Primo oferece o serviço de Planejamento Tridimensional (3D), este recurso ajuda a prever o resultado final da cirurgia de forma a visualizar as alterações que serão realizadas.
A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia geral, são realizados exames pré-operatórios, avaliação cardiológica e avaliação com anestesiologista. Durante a cirurgia, realiza-se o devido reposicionamento dos ossos da face, que são fixados com mini placas e parafusos de titânio, permitindo ao paciente sair de boca aberta do procedimento.
Benefícios da Cirurgia Ortognática
A correção das deformidades faciais através da cirurgia ortognática traz grandes benefícios aos pacientes operados, como:
- melhora na relação entre os dentes, músculos, ossos, respiração, fonação, posição da língua e articulação temporomandibular (ATM)
- melhora na mastigação, digestão e em muitos casos, no relacionamento social.
EM QUAIS CASOS A CIRURGIA ORTOGNATICA É INDICADA?
Diversos são os tipos de anomalias ósseas onde a cirurgia ortognática é indicada, como:
As principais indicações da Cirurgia Ortognática são:
- Prognatismo – mandíbula grande e/ou maxilar pequeno;
- Retrognatismo – mandíbula pequena;
- Assimetrias – maxilares tortos;
- Atresia de maxila – mordida cruzada posterior ou maxilar estreito;
Além disso, outros problemas também podem precisar dessa cirurgia, como:
- Ronco;
- Apneia Obstrutiva do Sono.
O procedimento é realizado em nível hospitalar pelo Dr. Bruno T. Primo, que é Mestre e Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial, com experiência e formação nesse tipo de cirurgia